Menu
CRESS - DF > Ditadura nunca mais! Assistentes Sociais em defesa da democracia
Ditadura nunca mais! Assistentes Sociais em defesa da democracia

No dia  31/03/1964, nosso país sofreu um golpe terrível, que nos retirou dos trilhos da democracia. Até hoje, como consequência, o nosso Estado Democrático de Direito é frágil, distante da participação popular e dos interesses da maioria. A população desconhece marcos humanitários importantes, como os direitos humanos e a liberdade de organização social e política.

 

A ditadura civil-militar instaurada em 1964 foi responsável pela tortura e assassinato de milhares de brasileiros. Um período imerso na corrupção do Estado rumo a interesses patrimonialistas e na destruição da soberania nacional.

 

O Serviço Social brasileiro teve atuação importante para a superação da ditadura e construção de uma democracia participativa, que garantisse políticas sociais garantidoras de dignidade. A classe dominante, amparada por suas instituições de classe, inclusive as Forças Armadas, tiveram que ceder em vários pontos, mas nunca descansaram em seu intento de destruir a Constituição cidadã e as organizações da classe trabalhadora. 

 

Comemorar a data do golpe de 1964, portanto, é um ataque ao nosso país, ao nosso povo. É comemorar a dor de pessoas e de famílias, inclusive crianças torturadas e tornadas órfãs. Não se pode admitir a narrativa que busca mudar a História, a verdade. #DitaduraNuncaMais

Texto: Lucci Del Santos Laporta
Arte banner: Matheus Ponte

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8df@gmail.com

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp