Menu
CRESS - DF > 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Dia 10 de Setembro é o marco do dia Mundial de prevenção ao suicídio e setembro também é amplamente conhecido como esse mês da prevenção ao suicídio.
O suicídio é um fenômeno complexo com inúmeras determinações que podem ser de ordem individual ou sociais. Afeta indivíduos de diferentes raças, classes sociais, identidade e de gênero. “Trata-se de um grave problema de saúde pública; no entanto, os suicídios podem ser evitados com base em evidência e com intervenções de baixo custo.” OPAS/OMS
É importante se atentar aos sinais que os indivíduos apresentam quando estão vivenciando uma crise suicida. Esses indivíduos devem ser acolhidos e suas demandas devem ser validadas. Os sinais apresentados por eles não podem ser vistos como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para que as devidas precauções e cuidados sejam tomados.
Além dos CVV que é um serviço amplamente conhecido outros locais para buscar ajuda em meio a uma crise suicida são: Unidades Básicas de Saúde, CAPS, serviços de emergência (SAMU 192, UPA 24 h, Pronto Socorro e hospitais).

Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. “Prevenção do Suicídio: sinais para saber e agir”. Acesso em 10 de setembro de 2020.

Créditos da publicação: @alinealmeida___ ,
Assistente social formada pela Universidade de Brasília e Especialista em Saúde Mental do Adulto pela ESCS.

#PraCegoVer: Temos uma arte com fundo roxo, mencionando o dia 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em cor branca. Na lateral direta uma flor amarela com duas mãos se tocando dentro. Na parte superior esquerda temos a logo da gestão e na inferior direita a da entidade.

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp