Menu
CRESS - DF > 18 de novembro | Dia da Conselheira Tutelar e do Conselheiro Tutelar
18 de novembro | Dia da Conselheira Tutelar e do Conselheiro Tutelar

 

Arte: Matheus Ponte

 

 

18 de novembro de 2021

 

 

Os Conselhos Tutelares surgem com a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) dando seguimento ao processo de redemocratização brasileira. Atualmente o Brasil possui mais de 490 Conselhos Tutelares. São milhares de profissionais eleitos/as, por voto direto, para zelar pelos direitos de crianças e adolescentes como epicentro do Sistema de Garantia de Direitos.

 

O principal órgão de proteção de crianças e adolescentes têm sofrido ataques na deslegitimação de sua atuação como órgão garantista de direitos humanos, sendo cada vez mais ocupado por pessoas de valores conservadores e fundamentalismos religiosos, sem respeito à laicidade ou de suas atribuições funcionais conforme Leis que regem a categoria. Desvirtuando a identidade dos Conselhos Tutelares, como “trampolim” para a política institucional da extrema-direita.

 

Assim, é fundamental a participação social para que os Conselhos Tutelares sejam espaços democráticos, que zelem pela defesa intransigente de direitos humanos de crianças e adolescentes, com escutas qualificadas, profissionais com compromisso ético-político-profissional e sabedoria na compreensão da proteção integral de crianças e adolescente.
Conselhos Tutelares são a base articuladora das redes de proteção e não podemos recuar nessa conquista!

 

 

Texto: Keka Bagno @kekabagnodf – assistente social, mestra em políticas públicas e Conselheira Tutelar no DF

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp