Menu
CRESS - DF > 28 DE SETEMBRO – DIA DE LUTA PELA DESCRIMINALIZAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DO ABORTO
28 DE SETEMBRO – DIA DE LUTA PELA DESCRIMINALIZAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

28 de setembro, Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto.
“Todas as mulheres fazem aborto, mas só em algumas a polícia bota a mão”. Débora Diniz

A descriminalização do aborto é uma luta histórica do movimento feminista e de mulheres, sabemos que em uma sociedade machista, patriarcal e racista, as mulheres pobres, negras e da periferia são as maiores vítimas, basta olhar os dados da pesquisa realizada pela Professora da UnB – Debora Diniz, em entrevista ao EL PAIS (03 ago 2018), a pesquisadora destaca: “Todas as mulheres estão sob a ameaça da criminalização, da prisão, mas só algumas correm o risco verdadeiro de serem perseguidas, punidas ou presas, que são aquelas mulheres mais dependentes do estado. Mulheres pretas e pardas, indígenas, da periferia, mulheres com menor nível de escolaridade e mulheres mais pobres”. Os dados da pesquisa mostram que: “cerca de 48% das mulheres que abortaram completaram o ensino fundamental, e 26% tinham ensino superior. Do total, 67% já tinham filhos, 56% eram católicas e 25% protestantes ou evangélicas”.
É importante e necessário divulgar e denunciar esses dados para quem quiser e puder ouvir!
28 de setembro é, sim, um dia de luta!
Pela vida das mulheres e das meninas!

👩‍💻Créditos da Publicação: Ester Dantas , conselheira do CRESS/DF e assistente social da Secretária de Saúde e militante da Marcha Mundial das Mulheres.

#PraCegoVer: Arte com fundo roxo. Na parte superior uma citação de Débora Diniz: “Todas as mulheres fazem aborto mas só em algumas a polícia bota a mão” na cor branca. Ao lado esquerdo, imagem de mulheres com o braço em movimento de luta com a faixa escrito legalização.

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp