Menu
CRESS - DF > Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia internacional das pessoas com deficiência é comemorado hoje tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados as diferentes deficiências. Além disso, busca conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, política, econômica e cultural. É importante ressaltar também o dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. São datas importantes que reforçam a visibilidade das Pessoas com deficiência tanto a nível nacional como a nível mundial.

 

A nível mundial, temos como marco a Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência aprovado em convenção das Nações Unidas com diversos países signatários, entre eles o Brasil. No âmbito do Brasil temos uma boa legislação sobre os direitos da Pessoa com deficiência, como último marco a promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei n° 13.146 de 6 de julho de 2016).

Infelizmente, a aplicação dessas leis ainda está distante do que elas representam e as Pessoas com Deficiência ainda lutam pelo “direito de ter direito”. Direito ao acesso às políticas básicas de saúde, educação e todas. As pessoas com deficiência precisam ter representatividade e ocupar os espaços.

“Nada sobre nós, sem nós”, chega de sermos tutelados!

 

Acessibilidade e convivência são os dois pilares para a real inclusão das pessoas com deficiência, para que em um futuro próximo as enormes barreiras cotidianas que enfrentam não existam. Para que ultrapassemos a luta pelo direito básico e ocupemos os diversos espaços da Sociedade, que consigamos mudar a deficiência como um “problema” individual. É importante que a sociedade entenda que com acessibilidade e inclusão, a deficiência será vista apenas como mais uma característica humana.

 

Texto: José Hígino

 

#PraCegoVer: Arte de fundo verde texturizado com a logo do CRESS/DF. Na parte superior, em destaque vermelho está a frase: “Dia internacional das pessoas com deficiência”. Abaixo há ilustrações de pessoas com deficiência, respesctivamente da esquerda para direita: Há um homem branco, de boné, de blusa de frio azul escuro com calça verde escura também, ele faz uso de uma muleta. Ao lado está outro homem, negro, de cabelo curto, ele usa uma blusa verde, também usa corrente no pescoço e em sua calça jeans, seu braço direito está amputado, e ele acena com o braço esquerdo. Em seguida há uma mulher, branca, de óculos e ela faz um aceno. Ela está de cabelos presos, usando uma blusa vermelha e calça azul marinho, ela está em uma cadeira de rodas. Em seguida há uma mulher negra, de cabelos curtos, de brincos de argolas e faz o uso de corrente no pescoço. Ela usa uma blusa cor amarela escura, calça azul marinho e tênis verde, seu braço direito é um braço mecânico. centralizado na parte de baixo há a logo do CRESS/DF.

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp