Menu
CRESS - DF > NOTA DE REPÚDIO – CRESS/DF
NOTA DE REPÚDIO – CRESS/DF

O Conselho Regional de Serviço Social 8ª Região – CRESS/DF – vem a público repudiar veementemente os atos ocorridos no dia 07 de abril de 2021, durante a remoção das habitações de cerca de 32 famílias de trabalhadores (as), que atuam na coleta de material reciclável, próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

 

A ação ocorreu em meio à crise sanitária e contraria a Lei distrital Nº 6.657, de 17 de agosto de 2020 que prevê a proibição da remoção de ocupações e a efetivação de ordens de despejo, durante o período da pandemia, além de assegurar o direito da pessoa de se manter isolada em seu domicílio e o acesso aos serviços de saúde, segurança pública e assistência social.

 

 

O CRESS/DF expressa sua indignação com relação ao tratamento dispensado às famílias, onde estavam crianças, Adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, ativistas e colaboradores durante todo o processo de remoção, inclusive às assistentes sociais Lucci Laporta, conselheira do CRESS/DF e Keka Bagno, que estava à serviço, atuando como conselheira tutelar, que sofreu ferimentos devido ao uso abusivo de bombas jogadas pela Polícia Militar contra os civis. Trata-se de uma ação violenta que atinge um grupo vulnerável, sem acesso a uma série de políticas públicas, dentre elas a de habitação, assegurada na Constituição Federal de 1988.

 

Consideramos inaceitáveis todas as formas de desrespeito aos direitos fundamentais. Exigimos que as famílias atingidas sejam assistidas de forma integral, e que tenham acesso aos direitos básicos assegurados pelas políticas de assistência social.

 

 

Conselho Regional de Serviço Social 8ª Região – CRESS/DF
Gestão 2020-2023 – Ainda há tempo: vamos resistir e transformar

 

 

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp