CRESS - DF > Saiu o concurso para SEDF com vagas para o Serviço Social

1 de julho de 2022

📣 Secretária de Estado de Educação do DF abre concurso com vagas para o

Serviço Social

Foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (1º) o edital do Concurso Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SE-DF), para provimento de vagas e formação de cadastro para os cargos de professor de educação básica, gestor em políticas e gestão educacional e orientador educacional.

Do total de vagas ofertadas, 15 foram destinadas  para o cargo de gestor em políticas públicas e gestão educacional com formação em Serviço Social, sendo uma vaga para provimento imediato e 14 para o cadastro reserva. Também foram disponibilizadas vagas para psicólogas(os).

📚➡️ Acesse o edital completo no site da organizadora do concurso: www.quadrix.org.br

A publicação deste concurso é mais uma grande vitória para toda categoria, fruto de muita luta e articulação coletiva entre CFESS, CRESS/DF, CRP01/DF, ABPESS, dos mandatos da deputada distrital Arlete Sampaio (PT) e do deputado distrital e assistente social Fábio Félix (PSOL), para efetivação da Lei Federal 13.935, que prevê e regulamenta a atuação de assistentes sociais e psicólogos(as) nas escolas.

📣 A atuação do CRESS/DF em defesa da efetivação da Lei Federal 13.935 – Uma trajetória de luta

Por Gislaine Medeiros – Conselheira do CRESS/DF

Em dezembro de 2019 foi aprovada a Lei Federal 13.935 (que prevê e regulamenta a atuação de Assistente social e psicólogos nas escolas de educação básica), nesse mesmo período a nossa gestão estava pleiteando a eleição do CRESS-DF, onde também iniciamos as articulações para dar visibilidade à esta lei na nossa mobilização com a categoria, fortalecendo essa discussão antes mesmo de eleitas. Nossa posse foi realizada no meio de um momento de muita turbulência com a crise do covid-19 e o isolamento em massa, mais não deixamos que as dificuldades fossem mais fortes que nossa vontade de ver acontecer.

Sabemos que o  trabalho dessas(es) profissionais na rede básica de ensino representa uma contribuição importante na perspectiva da concretização de direitos e no enfrentamento às diversas violações de direitos sociais e humanos que permeiam o cotidiano das escolas e da sociedade, na temática da evasão escolar; situações de violência; questões relacionadas à desigual ocupação das cidades e distribuição territorial desigual das políticas públicas; discussão de temas relativos às condições de vida, trabalho e educação da população; debates sobre classe, gênero, raça, sexualidade; ampliação da participação de estudantes, famílias e trabalhadoras/es nos processos de organização nas escolas. Além do trabalho direto da equipe multidisciplinar junto à família, gestoras (res), funcionárias (os) e professores.

O CRESS DF, em parceria com o CRP 1ª região vem realizando muitas discussões e ações para a efetivação do trabalho nessa direção e contamos com sua contribuição nesse caminho. O ano de 2022 será fundamental para a adesão no processo de inclusão das nossas categorias no concurso em aberto pela SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Para tanto, precisamos da participação da categoria, das entidades dos movimentos sindicais e sociais e dos gestores comprometidos com o fortalecimento das políticas sociais em geral e da Política de Educação, em especial!

Seguimos na luta, resistir para transformar! ✊🏾✊🏽✊