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CRESS - DF > Cancelamento do Registro
Cancelamento do Registro

Documentos necessários:

 

Requerimento (em anexo) preenchido, assinado e digitalizado: 

 

          Requerimento da Comissão de Inscrição CRESS 8ª Região DF

 

Declaração de Não Exercício profissional:

 

          Declaração para solicitação de CANCELAMENTO

  

 

Todos os documentos solicitados devem ser assinados, digitalizados, salvos em formato.pdf e encaminhados para o email: inscricao.cressdf@gmail.com 

 

Atenção: Em virtude da pandemia da COVID – 19 o atendimento do CRESS/DF é realizado exclusivamente por meio remoto.

 

OBS: A retenção e/ou invalidação do documento/carteira profissional ficará pendente até a normalização do atendimento presencial no CRESS/DF. O profissional deverá comparecer ao CRESS/DF para entregar ou invalidar o documento/carteira profissional em momento oportuno, a fim de validar o pedido de CANCELAMENTO do Registro Profissional.

 

Da mesma forma, em momento oportuno, o profissional deverá apresentar no CRESS/DF os documentos originais encaminhados digitalizados por e-mail.

 

Valores: Anuidade proporcional até a data de formalização do pedido de Cancelamento (Ver taxa de Emolumentos)

 

Taxas-e-Emolumentos-2021-em-02.01.2021

 

Dúvidas sobre o cancelamento e interrupção do registro profissional?
 
CRESS/DF responde!
 
Não estou trabalhando como assistente social no momento, posso pedir o cancelamento do meu registro profissional?
 
Sim. O pedido de cancelamento da inscrição/registro profissional pode ser solicitado por qualquer assistente social inscrito/a no Conselho, desde que declare o não exercício de qualquer atividade relacionada ao exercício profissional da/o assistente social.
 
Para efetuar o cancelamento, é necessário efetuar o pagamento da anuidade vigente de forma proporcional, mas não é obrigatório pagar débitos anteriores para solicitar o cancelamento. Contudo, esses débitos não serão extintos, sendo necessário a quitação dos mesmos. 
O pedido só de cancelamento só será efetivado se a/o profissional não estiver respondendo o processo ético e/ou disciplinar 
 
Depois de pedir o cancelamento do meu registro eu posso reativá-lo novamente? 
 
Sim. Depois do cancelamento da inscrição a/o profissional pode solicitar a reinscrição junto ao CRESS.
   
Posso pedir a interrupção do pagamento da anuidade? 
 
De acordo com a Resolução do CFESS nº 582/ 2010 concedida interrupção do pagamento das anuidades ao profissional que requerer a interrupção temporária do efetivo exercício profissional nos seguintes casos: 
– Viagem ao exterior, com permanência superior a 6 meses; 
– Doença devidamente comprovada que impeça o exercício da profissão por prazo superior a 6 meses; 
– Enquanto perdurar pena de privação de liberdade ou de aplicação de medida de segurança por força de sentença definitiva. 
 
Em quais casos o registro da/os profissional pode ser cancelado ou cassado?

 

De acordo com a Resolução do CFESS nº 582/ 2010, a inscrição do assistente social poderá ser cancelada ou cassada, ex-officio, por determinação do Conselho Pleno do CRESS, nos seguintes casos: 
A) quando fizer falsa prova dos documentos para a inscrição no CRESS, devidamente comprovada pela autoridade judicial competente; 
B) decisão definitiva em processo ético- disciplinar; 
C) conhecimento comprovado de estar o inscrito impedido definitivamente de exercer a profissão, por motivos de incapacidade física ou mental; 
D) não apresentação do diploma de assistente social, devidamente registrado, no prazo máximo de dois anos; 
E) por suspensão do exercício profissional por mais de 3 (três) anos consecutivos.

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8df@gmail.com

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