Menu
CRESS - DF > 19 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
19 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

O massacre – com repercussão internacional – ocorreu entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, na praça da Sé, em São Paulo, e resultou na morte de sete pessoas e deixou nove pessoas gravemente feridas. A partir disso, iniciou-se uma mobilização de grupos de população em situação de rua para criação do Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR), movimento este que possui papel fundamental no fomento aos direitos desta população.
A atual conjuntura é marcada por retrocessos, higienismo e concepções racistas. O genocídio da população em situação de rua reverbera-se em práticas cotidianas, proibicionistas e que negam a história de vida e subjetividade dos sujeitos, condicionando-os a um estado de invisibilidade e subalternização.
É importante, enquanto categoria profissional, atuarmos frente a garantia dos direitos da população em situação de rua, fortalecendo a luta cotidiana desse segmento, reforçando a importância das políticas públicas em prol da viabilização ao acesso à saúde, moradia, inserção no mercado trabalho.
Desse modo, sinalizamos a necessidade em pautar a construção e a consolidação de serviços e espaços que ofertem cuidado, fortaleçam as ações intersetoriais e movimentos sociais, produzam vida nos territórios, respeitando as liberdades coletivas, estabelecendo afetos e transpondo dignidade.
Como refere o CFESS MANIFESTA (2012): “viver nas ruas não é uma opção individual. Homens e mulheres são levados a essa situação por condições impostas pela sociedade de classes organizada para defender a mercadoria e o mercado, e não a pessoa e a vida”.

✍️Créditos da publicação: assistentes sociais Júlio Lisboa, Gabriela Chaves, Flávio Carvalho e o estudante Matheus Trindade, todos integrantes do coletivo Semente Cia De Teatro, Gama/DF.

📷Imagem: Leandro Lima

#PraCegoVer: Na imagem temos uma foto, num mural bege, do assistente social Flávio Carvalho realizando uma abordagem de rua. Na parte superior com letra preta os dizeres: 19 de agosto dia nacional de luta da população em situação de rua. Na parte superior esquerda a logo da gestão e na inferior direita a do CRESS/DF.

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp