Menu
CRESS - DF > 31 de março – Ditadura nunca mais!
31 de março – Ditadura nunca mais!

31/03 /2024

 

 

 

 

 

Há 60 anos, no dia 31 de março de 1964,  começava um dos períodos mais sombrios da história do Brasil.

 

Para discutir a atuação e resistência das mulheres do Serviço Social durante a ditadura empresarial-militar brasileira de 1964-1985, o CRESS/DF teve a honra de convidar Elaene Rodrigues Alves, Assistente Social e Mestra em Política Social pela UECE, Doutora em Serviço Social pela UERJ e Professora do Curso de Serviço Social da Universidade de Brasília.

 

 

Texto: Elaene Rodrigues Alves

 

 

     O livro “História de um tempo sem memória – Resistências das Mulheres do Serviço Social na Ditadura de 1964-1985” (2022), se propõe fazer o registro de uma pequena parte da memória de mulheres do Serviço Social, que atuaram de diferentes formas e em diversas frentes de resistência no contexto da ditadura empresarial-militar brasileira de 1964-1985, além de contribuir para ampliar o debate de um período doloroso da história nacional. Também é útil para a discussão sobre o processo de renovação da profissão, uma vez que, aproximações ao período da ditadura de 1964 – através de depoimentos, entrevistas, pesquisa documental e teórico-bibliográfica – possibilita desvelar de que forma as lutas de resistência contribuíram para o avanço da ruptura com o tradicionalismo profissional e para a construção do projeto ético-político da profissão.

 

 

Outra questão que vale destacar, ao lembrar da ditadura empresarial-militar e das lutas de resistência das mulheres do Serviço Social nesse período, é a pretensão de que a tirania e a violência não se repitam, que a ausência de democracia seja lamentada e que as pessoas que lutaram contra essa ditadura sejam lembradas. A história brasileira é marcada pelo sofrimento provocado por decisões políticas de teor violento que perpassaram no século XX. Os que testemunharam essas experiências têm conquistado um espaço de escuta e introduzido também, entre nós, o problema de pensar sobre a função da memória e da história dessas mulheres.

 

 

Ao abordar a experiência de mulheres do Serviço Social no contexto da ditadura empresarial-militar, também ficou patente o necessário estabelecimento da escolha teórico-metodológica, que se somaria ao universo categorial para explicar a inserção da mulher neste processo. Isto é, o tratamento a ser dado à elas, seja pelas lutas e resistências das quais efetivamente participaram, seja pelas violências experimentadas e que se especificam, também, por esta condição feminina.

 

 

História de um tempo sem memória – Resistências das Mulheres do Serviço Social na Ditadura de 1964-1985 (2022). 1ª Ed.

 

 

📚 Clique aqui para ler o livro

 

 

……………….

 

 

Últimas notícias!

 

 

Canal de Denúncia do CRESS/DF

 

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp