Menu
CRESS - DF > CARTILHA – Subsídios para atuação do Assistente Social com a Saúde Mental da População Negra
CARTILHA – Subsídios para atuação do Assistente Social com a Saúde Mental da População Negra

 

22 de maio de 2023

 

Saúde Mental e Luta Atimanicomial no DF

 

 

Na última sexta-feira (19/05), ocorreu o lançamento da cartilha – Subsídios para atuação do Assistente Social com a Saúde Mental da População Negra, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTIFUB). A atividade fez parte da programação da Semana da Luta Antimanicomial no DF.

 

 

 

 

 

A cartilha é resultado do trabalho e das reflexões realizadas durante a disciplina “Seguridade Social 2- Saúde”, do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), em articulação com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde, Sociedade e Política Social (GEPSaúde/UnB) e apoio do CRESS/DF.

 

 

O objetivo da publicação é  relatar as inquietações e percepções do grupo sobre as lacunas existentes no tratar dos assistentes sociais com a saúde da população negra.  ” Nós percebemos que apesar do debate sobre saúde mental estar sendo muito fomentado hoje em dia, ele ainda não está sendo direcionado,  e dentro da nossa pesquisa conseguimos identificar que algumas doenças atingem diretamente a população negra.” afirmou Jordana Moreira, estudante de Serviço Social (UnB).

 

 

Da esquerda para direita: Jordana Moreira, Luiz Felipe de Freitas, Matheus Trindade, Ravi Cruz

 

 

Sobre os impactos do racismo estrutural na saúde na população negra, Matheus Trindade, estudante de Serviço Social (UnB), fez a seguinte observação “No Brasil, a população negra que foi escravizada e desumanizada, e essa questão incide sobre a saúde dessa população. Então, quando vamos discutir essa questão, a gente precisa entender todos esses processos que historicamente marginalizaram e subalternizaram, colocaram os negros nas periferias, tanto geograficamente como no sistema de saúde”, afirmou Matheus.

 

 

Gabriela Fernandes, professora do Departamento de Serviço Social da UnB e orientadora do trabalho, falou sobre o processo de elaboração da cartilha, destacando que o objetivo é oferecer subsídios as(aos) profissionais por meio de uma perspectiva crítica e alinhada com projeto ético-político da profissão. Sobre a articulação com o CRESS/DF, Gabriela ressaltou a importância do diálogo entre o Conselho e universidade e a importância da entidade no processo de formação das(os) estudantes. “É preciso aproximar os estudantes desde a formação profissional, para que isso mostre a importância da articulação entre Academia e Conselho”, afirmou Gabriela Fernandes.

 

 

 

 

Durante o evento também ocorreu o lançamento dos livros:  Na Mira do Fuzil, de Rachel Gouveia Passos (UERJ); Aquilombamento da Saúde Mental, de Emiliano de Camargo (UFRJ); Guerra as drogas e redução de danos, de Tadeu de Paula (UFRGS).

 

 

Subsídios para atuação do Assistente Social com a Saúde Mental da População Negra (2023)

 

Orientação: Gabriela Fernandes Autores:

Jordana Moreira

Gilberto Santana

Luiz Felipe de Freitas Maria

Luísa Nogueira Matheus Trindade

Ravi Cruz

 

 

 ▷ CLIQUE PARA FAZER O DOWNLOAD DA CARTILHA 

 

 

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp