Menu
CRESS - DF > CRESS/DF na Luta pela Implementação da LEI 13.935/2019
CRESS/DF na Luta pela Implementação da LEI 13.935/2019

11/06/2024

 

 

 

Mobilização conjunta busca a nomeação de profissionais aprovados em concurso da SEEDF

 

O Conselho Regional de Serviço Social 8ª Região (CRESS/DF) e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) realizaram, entre maio e início de julho, reuniões para discutir a situação das e dos  Gestores em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE) aprovados no concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em 2022. O CRESS/DF foi representado pela Conselheira e Vice-presidenta, Gislaine Medeiros.

 

O principal objetivo desses encontros foi discutir estratégias para a convocação dos profissionais aprovados pela Secretaria de Educação. Essa contexto demandou uma mobilização e articulação entre os conselhos de classe, representantes políticos, sindicato e a comissão dos gestores aprovados para pressionar pela efetivação das nomeações pendentes. Dos 996 gestores aprovados no certame, 738 ainda aguardam nomeação, incluindo 77 profissionais de Serviço Social. De acordo com a SEEDF, está prevista para o dia 14 de junho a nomeação de 14 assistentes sociais.

 

Para Gislaine Medeiros, a nomeação dos profissionais aprovados é necessária e urgente, especialmente para a implementação da Lei 13.935/2019. “Os assistentes sociais atuam de maneira preventiva e interventiva em questões como desigualdades sociais, evasão escolar, bullying, saúde psicossocial e qualidade de vida da comunidade escolar. Nosso campo de atuação no contexto escolar é muito grande e precisamos de mais profissionais para atender a essa demanda”, afirma Gislaine.

 

A Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social, é um avanço significativo para a educação no Brasil, ao integrar serviços essenciais de assistência social e psicológica no ambiente escolar. Isso não só apoia as e os estudantes em seu desenvolvimento integral, mas também fortalece toda a comunidade escolar em sua pluralidade e diversidade.

 

O CRESS/DF segue na luta conjunta pela nomeação das e dos aprovados e pela defesa da classe trabalhadora.

 

……………………

 

Últimas Notícias

 

Audiência Pública em comemoração ao Dia da e do Assistente Social em Brasília

 

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp