CRESS - DF > CRESS/DF solicita à Secretaria de Saúde do Distrito Federal a inclusão das/os assistentes sociais na primeira fase de vacinação contra a Covid-19

Vacinação contra a Covid-19

SES-DF  divulga lista dos profissionais da rede pública e privada que farão parte da primeira fase de vacinação contra a Covid-19, mas não cita as/os assistentes sociais.

No dia 19 de janeiro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou em seu site, uma lista dos profissionais da rede pública e privada que farão parte da primeira fase de vacinação contra a Covid-19. Foram  citadas na publicação diferentes categorias profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia, entretanto,  não houve nessa lista, nenhuma menção as/os assistentes sociais.

“A primeira fase de vacinação contra a Covid-19 terá como público-alvo os seguintes profissionais, da rede pública e privada, que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas que atuam nas UTIs, cirurgiões-dentistas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de laboratório, profissionais administrativos que fazem a ficha de atendimento dos pacientes, vigilantes, profissionais de limpeza que atuam em hospitais e UBSs, profissionais do Samu e bombeiros que estão no atendimento pré-hospitalar, profissionais da atenção primária que estão no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios, e outras categorias que estão atuando diretamente com pacientes com coronavírus”

Fonte: http://www.saude.df.gov.br/vacinacao-covid19-df/

O CRESS/DF pediu explicações a Secretaria de Saúde sobre essa decisão, tendo em vista a importância das/dos assistentes sociais ao Sistema Único de Saúde, e a atuação efetiva dessas/es profissionais no enfrentamento a pandemia, garantindo acolhimento às famílias, orientações as/aos pacientes e familiares, viabilizando o acesso a direitos, conforme prevê a Lei de Regulamentação da Profissão no. 8.662/93 e o Código de Ética da categoria.

O Conselho também solicitou a imediata inclusão das/os assistentes sociais e outras/os profissionais da linha de frente, na primeira fase de vacinação contra a Covid-19. É  preciso garantir  que essas/es profissionais continuem exercendo suas funções de forma segura suas funções e  para que haja equidade entre as/os profissionais que estão desde março de 2020 na linha de frente no enfrentamento da Pandemia do Novo Coronavírus.

Confira o documento completo enviado à SES-DF.