CRESS - DF > Nota de Apoio
Nota de Apoio

16/01/2024

O CRESS/DF expressa seu apoio às trabalhadoras e trabalhadores da Carreira Pública de Assistência Social do Distrito Federal, organizados por meio do SINDSASC.

Os/as trabalhadores/as da Carreira Pública de Assistência Social do Distrito Federal, organizados por meio do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do Distrito Federal (SINDSASC), iniciaram greve em 25/10/2023, a qual foi suspensa após mais de 70 dias. A suspensão se dá após a marcação de negociação junto ao Governo, no próximo dia 24, assim, a categoria segue mobilizada.

A reivindicação principal é pela transformação da minuta, produzida em grupo de negociação e que versa sobre a reestruturação da carreira, em Projeto de Lei. Dessa forma, o CRESSDF vem manifestar seu apoio a este movimento legítimo e que representa a luta deste importante segmento da classe trabalhadora.

Historicamente, a greve, um direito constitucional, tem sido instrumento, daqueles/as que vivem do trabalho, para enfrentar as desigualdades produzidas pela sociedade capitalista. Sabemos que não há direitos sociais sem esse processo de resistência, no qual reside a politização da questão social, objeto de intervenção profissional do Serviço Social.

Com isso, compreende-se que o movimento também traz reivindicações que irão impactar na qualidade dos serviços prestados. E, sabe-se que esta carreira tem fundamental papel na efetivação da proteção social, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas também na garantia dos Direitos Humanos e na proteção das mulheres.

Portanto, com base nos princípios éticos do Serviço Social, especialmente aqueles que demarcam nosso compromisso com a construção de uma nova ordem societária e com a qualidade dos serviços prestados, manifestamos nossa solidariedade ao movimento desta Carreira e convidamos os/as assistentes sociais, assim como, as famílias usuárias desta política a participarem do Ato Público em Defesa dos Direitos dos Servidores e Usuários da Assistência Social, em 23/01, às 9 horas, na Praça do Buriti.

Gestão “Reconstruir e Fortalecer: é tempo de democracia, ação e esperança”

…………….

Última notícias