10 de dezembro de 2021
No dia 10 de dezembro é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), proclamada no dia 10 de dezembro de 1948, após a derrota do nazi-fascismo na Europa.
A DUDH é um marco na luta em defesa da liberdade, solidariedade e dignidade da pessoa humana. O documento contempla um conjunto de direitos sociais como: seguridade social, trabalho, educação e a proteção contra o desemprego, que, em momentos de retrocesso e desmonte de políticas sociais, devem ser pauta constante de defesa e debate público.
Celebrar essa data é reafirmar o compromisso da categoria com a defesa dos direitos de todas/os/es e reconhecer a liberdade como valor ético central das demandas políticas para autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. Sabemos, no entanto, que a concretização substantiva dos direitos humanos e da liberdade só se dará a partir da superação da sociabilidade atual, que depende da opressão e da exploração da classe trabalhadora.
Pelo respeito e valorização das diversidades humanas e para que todas as pessoas tenham condições de viver com dignidade, lutamos por direitos humanos, que só se darão com o fim do capitalismo.
CRESS/DF resistir para transformar!