08 de marco de 2023
Dia de Luta pelos Direitos das Mulheres
Por Ester Dantas
Hoje, dia 8 de março, é dia de luta, porque ainda vivenciamos os reflexos das estrutura social patriarcal e racista, além das consequências do desmonte e extermínio das Políticas Pública para as mulheres.
A última pesquisa publicada pelo DIEESE “A desigualdade de gênero no mercado de trabalho” apresenta dados que reafirmam o desequilíbrio já existente em todas as esferas da sociedade, presentes nas relações de poder, no âmbito econômico, sexual, racial e/ou político. Além disso, o crescimento dos crimes feminicídios no Brasil reflete essa realidade e os números referentes a essa violência crescem no Distrito Federal e nos demais estados do Brasil.
Temos muita luta pela frente e o Serviço Social tem um papel importante nesse processo. É preciso um trabalho conjunto para reconstruir a Seguridade Social. Sabemos que vamos encontrar muitos desafios e obstáculos, enquanto cidadãos profissionais e categoria profissional, porque a extrema direita cresceu nos últimos anos e consequentemente a desigualdade, gerando impactos na vida das mulheres que foram extremamente negativos.
É preciso resistir e seguir, de forma conjunta e organizada, para fortalecer as organizações, rearticular os movimentos para restabelecer nossos direitos perdidos e para isso temos que ter políticas fortes para desmantelar as estruturas patriarcais.
Ester Dantas é Assistente Social, Segunda Membra do Conselho Fiscal do CRESS/DF, especialista em Assistência Social, Saúde Pública com Habilitação para Docência no Ensino Superior – Instituto de Ciências Sociais e Humanas – ICSH/GO
e Militante Feminista da Marcha Mundial da Mulheres.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
/blog/novidades-no-setor-de-registro/
/banner/eleicoes-cfess-cress-2023-2026/