29/01/2024
No último domingo (28), Brasília recebeu da primeira edição da Marcha Trans Brasil, em comemoração aos 20 anos do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta segunda-feira (29). A mobilização ocorreu na Esplanada dos Ministérios e foi organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e pelo Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat).
A palavra “marsha”, grafada com S, presta homenagem à ativista norte-americana Marsha P. Johnson, drag queen que lutou pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. As deputadas federais Erika Hilton (PSol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), as primeiras parlamentares federais trans do país, são madrinhas desta marcha.
Representando o CRESS/DF, a Conselheira Ana Luíza Câmara ressaltou a importância da mobilização.
“A primeira Marcha Trans foi muito significativa, demarcando a contínua luta da população Trans e Travesti por direitos básicos, como identificação civil e acesso à saúde, por exemplo. Foi também um momento de encontros com importantes lideranças LGBTQIA+ e de celebrar a existência e resistência de todas as pessoas que compõem essa comunidade. A participação do Serviço Social nessa luta é fundamental, pois somos uma profissão que viabiliza direitos e tem um compromisso ético com o combate a todas as formas de preconceito, buscando o respeito à diversidade”, afirmou Ana Luiza.
Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região (CRESS/DF)
………………………………
Últimas notícias.