O Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região (CRESS-DF) realizou, entre os dias 25 de julho e 16 de agosto, a 5ª edição do curso Ética em Movimento, uma das principais estratégias de formação continuada promovidas pelo conjunto CFESS-CRESS. O projeto foi criado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) em 2000 com o objetivo de fortalecer o debate ético-político da profissão, em defesa dos direitos humanos e da qualidade dos serviços prestados à população. Desde então, tem sido reproduzido em diversas regiões do país como espaço formativo, reflexivo e participativo para assistentes sociais.
No Distrito Federal, a formação ocorreu em cinco encontros, totalizando 32 horas de atividades, com uma programação que articulou teoria e prática a partir de módulos sobre Ética e História, Ética e Trabalho Profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais.
Entre os participantes, a avaliação foi de que a experiência representou um espaço de ampliação de horizontes e de fortalecimento da atuação profissional. “Foram quatro sábados de uma experiência enriquecedora, que ampliou minha visão sobre a amplitude e a relevância do Serviço Social, além de possibilitar a troca de experiências com colegas de diversas áreas da profissão”, afirmou Maria Lúcia Oliveira, uma das participantes.
Claudia Dias Melo, outra aluna do curso, também ressaltou a importância do curso para sua trajetória. “Levarei aprendizado e conhecimentos importantes para meus futuros trabalhos como assistente social. Agradeço, também, pela oportunidade de conhecer outros colegas de profissão, em diferentes áreas que precisam dos conhecimentos do assistente social. Estou pronta para novos desafios”, disse.
Já Isabel Rodrigues destacou como a atividade reafirmou a indissociabilidade entre teoria e prática. “Sempre escutei, desde a graduação, que a prática é diferente da teoria, e muitas vezes em nosso cotidiano, com uma série de demandas que necessitam de respostas imediatas, acabamos acreditando nesse discurso. O Ética em Movimento me relembrou e reforçou que a teoria e a prática do Serviço Social caminham juntas, e caminham melhor quando andam em conjunto com nosso projeto ético-político”, afirmou.
Entre as agentes multiplicadoras, Fernanda Fernandes reforçou o papel pedagógico do projeto. “O Ética em Movimento é um curso muito importante para o aprimoramento profissional, a partir de uma metodologia participativa, que propicia o debate sobre os fundamentos da ética e sua interface com o trabalho profissional e os direitos humanos, além de capacitar profissionais para atuarem tanto na Comissão de Ética quanto na Comissão de Instrução do CRESS”, destacou. As assistentes sociais Valdenízia Bento Peixoto e Raimunda Nonata Carlos Ferreira, também contribuíram como agentes multiplicadoras nesta edição do curso.
A 5ª edição do Curso Ética em Movimento no Distrito Federal contou com a participação de 11 profissionais de serviço social. A gestão do Cress/DF agradece aos assistentes sociais que participaram do curso e reforça o compromisso com a formação dos/as/es assistentes sociais do Distrito Federal.