Entre os dias 4 e 7 de setembro, Campo Grande (MS) sediou o 52º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, instância máxima de deliberação do Serviço Social no Brasil. Organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelo CRESS-MS, o evento reuniu mais de 400 assistentes sociais de todas as regiões do país, além de representantes da Abepss, Enesso e trabalhadores(as) dos Conselhos.
Neste triênio 2023-2026, a etapa teve como objetivo avaliar as deliberações já aprovadas e discutir os rumos da profissão diante dos desafios políticos e sociais que atravessam a categoria. Durante quatro dias, o encontro foi marcado por conferências, mesas de debate, eixos temáticos e plenárias deliberativas que pautaram desde comunicação, ética e direitos humanos, até seguridade social e condições de trabalho.
A conferência de abertura, intitulada “Nossa democracia pulsa em conjunto”, trouxe reflexões sobre democracia, justiça social e os impactos do capital financeiro sobre a classe trabalhadora. Na mesa de abertura, a presidenta do CFESS, Kelly Melatti, destacou o caráter avaliativo do encontro. “Estamos aqui para avaliar nossas ações, os impactos que tiveram para nossas entidades e nossa categoria. Avaliar requer coragem, requer cuidado, requer análise para pensar em que avançamos, em que falhamos, para onde precisamos seguir, quais sinalizações iremos fazer para que o projeto ético-político do Serviço Social siga dando a direção que construímos para a profissão no país”, afirmou.
Também compondo o debate de abertura, a vice-presidenta do CFESS, Marciângela Gonçalves, ressaltou a trajetória histórica da categoria. “Chegarmos ao 52º Encontro Nacional é um retrato histórico da luta democrática que pulsa no Serviço Social e nas nossas entidades”, avaliou.
Outro ponto de destaque foi a plenária que aprovou o novo Código Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS, que organizará as eleições de 2026 para as novas gestões regionais e nacional. Também foram aprovadas moções, recomendações para o próximo triênio e a Carta de Campo Grande, documento político que reafirma os compromissos da categoria com a defesa da democracia, da justiça social, ambiental e climática.
O encontro ainda prestou homenagens a figuras históricas da profissão, como a assistente social Valdete de Barros, e deliberou sobre a composição de comissões nacionais e grupos de trabalho, reafirmando o caráter democrático e participativo do Conjunto.
Para o CRESS/DF, a participação no Encontro representou um momento de fortalecimento institucional e de reafirmação da luta da categoria no Distrito Federal. “O 52º Encontro do CFESS com os CRESS foi um momento importante para avaliarmos as ações do triênio, sendo um espaço fundamental para discutir políticas, diretrizes e desafios enfrentados pelos Conselhos e pelos profissionais. Saímos de lá mais fortalecidos enquanto conjunto e esperamos que as diretrizes aprovadas contribuam para fortalecer o CRESS/DF, mas principalmente a nossa profissão, que tem enfrentando inúmeros desafios, entre eles a baixa remuneração e as condições de trabalho”, afirmou a presidenta do Regional, Karina Aparecida Figueiredo.
Você ainda pode assistir na íntegra a transmissão deste encontro. Para isso, clique aqui.
Matéria escrita com informações do CFESS