CRESS - DF > Ciclo de Oficinas em Celebração ao Dia da/o/e Assistente Social
Ciclo de Oficinas em Celebração ao Dia da/o/e Assistente Social
30/0/2025
Como parte da programação especial do mês em homenagem ao Dia da/o/e Assistente Social, o CRESS/DF promoverá um ciclo de oficinas gratuitas, com temas de grande relevância para o exercício profissional da categoria.
As atividades são voltadas exclusivamente para assistentes sociais e têm como objetivo fortalecer a atuação profissional por meio da formação continuada e da troca de saberes.
Facilitadora: Dra. Yolanda Guerra. Docente permanente do quadro do PPGSS/UFRJ
Data: 13/05/25
Obs.:A oficina terá duas turmas.
Horário:Matutino 8h às 12h ou Vespertino 14h às 18h
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia
EMENTA
Os fundamentos do debate da instrumentalidade: considerações sobre seus 30 anos. A instrumentalidade como condição sócio-histórica das profissões; instrumentalidade e instrumentação técnica; o Serviço Social e sua instrumentalidade; as racionalidades subjacentes à instrumentalidade; a relação meios e fins e a instrumentalidade do Serviço Social como mediação.
Facilitadora: Dra. Kênia Abrão. Assistente Social da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. Conselheira do CRESS 18ª Região. Coordenadora da Comissão de Formação do CRESS 18ª Região
Data: 17/05/25
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural do GDF – SINDSASC
EMENTA
Trabalho social com famílias. As famílias na contemporaneidade. Concepção de famílias. Fundamentos Teórico Metodológicas sobre o Trabalho Social com Famílias. Exercício Profissional junto às Famílias. Contradições acerca da ascensão das famílias à cena pública e centralidade na política social.
Oficina: Atualização em relatórios, laudos e pareceres sociais
Facilitador: Ms. Marcos Francisco de Souza. Analista Judiciário/Assistente Social do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Data: 20/05/25
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural do GDF – SINDSASC
EMENTA
Instrumentalizar as/os assistentes sociais para a incorporação de conhecimentos, habilidades e potencialidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas para a elaboração de pareceres sociais. Fundamentos históricos, teóricos, técnicos e éticos dos relatórios, laudos e pareceres sociais. Problematização dos principais instrumentos e técnicas utilizados na elaboração de relatórios, laudos e pareceres sociais.
Oficina: O geoprocessamento aplicado a práxis do/a Assistente Social: experiência de avaliação dos limites e potencialidades das competências e atribuições do Assistente Social
Facilitador: Dr. Perci Coelho de Souza. Docente do Departamento de Serviço Social SER/ICH do Instituto de Ciências Humanas da UnB
Data: 28/05/25
Horário: 19h às 22h
Local: Online
Obs.: Os participantes desta oficina receberão previamente um e-mail com o link de acesso.
EMENTA
A oficina propõe discutir criticamente os usos do geoprocessamento no âmbito do Serviço Social, com foco na atuação profissional frente às demandas socioambientais. A partir da problematização das competências e atribuições profissionais, serão apresentados conceitos introdutórios de geotecnologias e suas aplicações concretas no cotidiano do trabalho profissional em múltiplas políticas públicas. A atividade pretende combinar reflexão teórica e análise prática, a partir de estudos de caso trazidos pelos próprios participantes, estimulando o uso ético e estratégico de ferramentas de georreferenciamento como instrumento de luta por direitos, planejamento participativo e democratização do acesso à informação territorializada.