Na última sexta-feira, 26/02/2021, o CRESS/DF, representado pela presidenta Karina Figueiredo, visitou o Hospital de Campanha da Ceilândia junto com o Deputado Fábio Félix.
A partir do diálogo estabelecido com as profissionais da unidade, identificamos a situação e as condições objetivas de trabalho das/os, como Equipamentos de Proteção Individual – (EPIs), disponibilidade de tablet, computador, telefone, guarda de pertences, dentre outros aspectos. Também foi averiguada a determinação da ida das/dos colegas da Atenção Primária à Saúde – (APS) de forma compulsória.
Foi solicitada uma reunião com a representante da Gerência de Serviço Social, Priscila Nolasco, em caráter de urgência, e pedimos ao Dep Fábio Félix que realize o contato com o Secretário de Saúde para tratar da necessidade de contratação.
Nosso entendimento, em diálogo com as colegas, é pela contratação temporária de profissionais para o referido hospital. Infelizmente, o caminho possível nessa conjuntura, com menor prejuízo para os demais serviços como APS, Hospital e secundária.
O trabalho está sendo realizado no limite, com aumento de demandas de forma assustadora. Por mais que sejamos contra a terceirização, sem possibilidade de concurso até dezembro de 2021, essa opção tem se apresentado como a mais viável nesse cenário.
Foi sugerida a ampliação de carga horária de 20h para 40h, mas há uma indisponibilidade das/os profissionais, também a possibilidade de horas extras, via TPD, seria uma opção, mas a demanda/disponibilidade por essa via é baixa.
Também foi discutida a necessidade de uma equipe mais fixa no hospital de campanha, para facilitar os processos de trabalho.
O CRESS/DF segue à disposição da categoria para juntas, juntos e juntes seguimos enfrentando essa conjuntura que tem trazido inúmeros desafios para nós.