Ontem, dia 16 de junho, o CRESS/DF participou da ação conjunta de inspeção ao Hospital de Campanha do Autódromo de Brasília, em parceria com a OAB, Comissão de Direitos Humanos Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Conselho Regional de Saúde de Brasília.
O Hospital de Campanha, instalado no Autódromo Internacional Nelson Piquet, foi inaugurado no dia 14 de maio de 2021 para atender as/os pacientes com Covid-19. De acordo com Karina Figueiredo, presidenta do CRESS/DF, a unidade conta com equipamentos, infraestrutura, mas foram identificadas questões importantes quanto à gestão e os contratos de trabalho.
Foi constatado que muitos profissionais da saúde, limpeza, segurança e serviços administrativos não foram vacinados contra a Covid-19, as/os assistentes sociais têm desempenhado funções fora das suas atribuições, devido à falta de profissionais no quadro geral da unidade, como por exemplo para verificação de óbitos. As/os profissionais da saúde estão sem pagamento, sem informações concretas de como será o contrato, o que evidencia a precarização das relações de trabalho e das atribuições específicas da profissão, já constatada em diferentes ações da força tarefa.
O Conselho segue nas ações conjuntas, cobrando ações efetivas da Secretaria de Saúde, especialmente no contexto da pandemia, e denunciado todas as formas de desmonte e atentado aos direitos das/os trabalhadores.