15 de maio de 2023
Dia da(o) Assistente Social
Hoje, 15 de maio, dia dos/as/es Assistentes Sociais, chega ao fim a gestão do Triênio 2020/2023 do Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região (CRESS/DF) – “Ainda há tempo: vamos resistir e transformar”.
Em um período de muitas perdas de direitos e avanço do conservadorismo, iniciamos a gestão com muita determinação e luta, como requer a nossa profissão. Tivemos que ter velocidade para nos adaptarmos às mudanças, resiliência para superar desafios e criar estratégias, sempre pautadas numa gestão democrática e horizontal, de muito trabalho. Em conformidade com as diretrizes do nosso Projeto Ético Político, a gestão pôde cumprir o seu papel.
A gestão buscou ser cuidadosa na execução deste mandato, em meio aos vários desafios, desde o primeiro até o último momento, com garra e coragem. Recebemos das mãos da então presidenta Rafaella Câmara uma grande missão, que era manter as conquistas adquiridas até aquele período e progredir, o que não era simples. Nesse caminho, perdemos colegas de muito valor, dado o contexto pandêmico instaurado em nível mundial, e em nível local e nacional enfrentamos também a crise sócioeconômica e crescimento da extrema pobreza e o aprofundamento da desigualdade social.
Para futura gestão “Reconstruir e Fortalecer: é tempo de democracia, ação e esperança”, que seguirá com parte da atual gestão e terá à frente Karina Figueiredo como presidenta, desejamos força e nos comprometemos a seguir em luta, pela classe trabalhadora e em apoio ao Conjunto CFESS-CRESS. Estamos juntas/es/os pela valorização de nosso trabalho, pela consolidação dos valores contidos em nosso Código de Ética e por uma sociedade de Liberdade plena.
Ressaltamos a importância do conjunto CEFESS/CRESS que prima pelo projeto ético-político do Serviço Social bem como a liberdade, o compromisso com a autonomia, com a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos e a defesa radical da democracia e da cidadania.
Chegamos ao final da gestão com o sentimento de dever cumprido, após vencer muitas lutas, superar medos e desafios totalmente imprevisíveis, fora de nosso controle, do país e do mundo. Somos tomadas de muitos sentimentos e de eterna gratidão a cada vez que relembramos a nossa luta, para estabelecer o diálogo com a categoria e cumprir o papel precípuo do Conselho, em sua origem, natureza e essência. São lembranças inapagáveis, geradores de novas perspectivas e um novo amanhã.
Da Gestão Vamos resistir e transformar, muito obrigada pela confiança!!