Dia Mundial da Saúde – “Construindo um mundo mais justo e saudável”, esse é o tema que a Organização Mundial da Saúde – OMS, escolheu para marcar o 07 de Abril de 2021. A cada ano, o Dia Mundial da Saúde pauta um tema específico que representa uma prioridade para a agenda internacional da OMS.
Nessa conjuntura, em meio a pandemia da Covid-19, que traz à tona e contribui com o avanço das desigualdades no nosso país e no DF, com aumento da pobreza de um lado, e os desmontes da proteção social de outro, por meio dos cortes no orçamento público, inclusive da saúde, assistência social, entre outros para 2021, se faz necessário reafirmar o conceito de saúde com um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Nesse sentido, a partir das bandeiras de luta do conjunto CFESS/CRESS reafirmamos a defesa da seguridade social ampliada, o fim da EC 95, um SUS público, universal, gratuito e de qualidade.
Conclamamos as/os assistentes sociais para que se somem aos esforços coletivos na DEFESA DA SAÚDE, a partir do exercício profissional, conectado com as lutas pela garantia de direitos, e com as bases de um projeto de profissão e societário direcionado à emancipação humana. Nossa Solidariedade a todas/os as/os trabalhadoras/os da Saúde, a todas as famílias enlutadas dos mais de 330.000 mortos, pois “todas as vidas importam”.
Reafirmamos e lutamos por uma Vacinação para todas/os/es pelo SUS como direito!!!
Seguimos juntas/os/es na LUTA pela SAÚDE e pelo SUS!!!
SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900