Nota de repúdio aos ataques nas redes sociais contra as/os especialistas socioeducativos atuantes na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal – SEJUS
11 de abril de 2022
O Conselho Regional de Serviço Social da 8º Região, entidade formal que tem por objetivo zelar e defender o exercício profissional de assistentes sociais no Distrito Federal, vem a público repudiar os ataques nas redes sociais contra as/os especialistas socioeducativos atuantes na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal – SEJUS, em especial, as/os profissionais de Serviço Social que desempenham as atividades no atendimento e acompanhamento aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Foi divulgado em redes sociais, que “assistentes sociais atendem os jovens uma vez por mês e se limitam a preencher o relatório”. Data Venia, além da nítida ignorância com relação às competências e atribuições privativas das/os assistentes sociais, esta afirmação caluniosa ofende toda uma categoria profissional que atua de forma compromissada com os direitos do segmento infanto-juvenil no serviço socioeducativo, atingindo diretamente a honra profissional.
Assistentes sociais possuem um compromisso ético-político norteado pela defesa intransigente aos direitos humanos, recusando ações arbitrárias e autoritárias, o que, em tempos de promoção de aspectos conservadores, promove ataques infundados à uma ação profissional ética.
Prezamos pelos valores democráticos, pela justiça social, além de possuirmos um Código de Ética a qual reafirma a necessidade do livre exercício das atividades inerentes à profissão e que insere como elementar o direito ao desagravo público por ofensa que atinja a dignidade profissional.
Desta feita, o CRESS DF, como entidade representativa das/os assistentes sociais, não pode se eximir da responsabilidade legal. Por isso, ressalta a importância do respeito à toda a categoria profissional, repudiando o ato violento ora explicitado. À vista disso, se coloca inteiramente à disposição para tomar as medidas cabíveis judicialmente, através da nossa assessoria jurídica.
Pelo imprescindível respeito e valorização imediata as/aos profissionais de Serviço Social!
Conselho Regional de Serviço Social 8ª Região – CRESS/DF
Gestão “Ainda há tempo: vamos resistir e transformar – 2020/2023”