Menu
CRESS - DF > CRESS/DF assina Carta Manifesto em defesa da Política de Saúde Mental Antimanicomial no DF
CRESS/DF assina Carta Manifesto em defesa da Política de Saúde Mental Antimanicomial no DF

 

26 de maio de 2023

 

 

Luta Antimanicomial | CRESS/DF Assina Carta Manifesto

 

 

 

 

No dia 15/05, o Fórum Revolucionário Antimanicomial do DF  lançou uma carta manifesto durante o seminário “Desafios da Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas no DF”, realizado na Câmara Legislativa (CLDF). O documento trata de um conjunto de demandas da Política de Saúde Mental do DF. A presidenta Karina Figueiredo e a vice-presidenta Gislaine Medeiros representaram o CRESS/DF.

 

Entre os pontos apresentados no documento, encaminhado ao Governo do DF , estão a suspensão das atividades no Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paula, em Taguatinga e da Ala de Tratamento Psiquiátrico da Papuda (manicômio judiciário), além  da realização do concurso público de especialistas em saúde para fortalecer a capacidade de atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O documento também aponta para situação do atendimento à Saúde Mental nas urgências e emergências, como nas UPAs e pronto-socorro dos Hospitais Gerais, com equipes com lacunas formativas, sem condições de acolhimento a usuários/as e familiares.

 

O Fórum Revolucionário Antimanicomial do Distrito Federal é uma organização constituída por usuárias/os, familiares, trabalhadoras/es, militantes, professoras/es, pesquisadoras/es, entidades, coletivos organizados, movimentos sociais e pessoas interessadas na Luta Antimanicomial, pela Reforma Psiquiátrica e pelo cuidado em liberdade.

 

A carta é assinada pelo  Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal (MPSM/DF),  Coletivo Utopia Viva (DF), Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região (CRESS/DF),  Conselho Regional de Psicologia (CRP 01/DF), Grupo Saúde Mental e Militância no DF (UnB), Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde, Sociedade e Política Social – GEPSaúde (UnB), Movimento de População de Rua do Distrito Federal, Observatório de Saúde Mental da Universidade de Brasília Coletivo Inverso, Bloco do Rivotrio e Fórum Distrital de Residentes em Saúde.

 

A audiência pública foi realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental Antimanicomial em conjunto com movimentos sociais (Movimento Pró Saúde Mental, OBSAM, Utopia Viva, GEPSaúde, INVERSO, Fórum Distrital de Residentes, Clube dos Amigos, Movimento POP RUA DF, dentre outros),  CRESS/DF e CRP 01/DF, em alusão ao dia 18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial no Brasil.

 

 

CLIQUE AQUI e confira a Carta Manifesto na íntegra!

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

 

CARTILHA – Subsídios para atuação do Assistente Social com a Saúde Mental da População Negra

 

SRTVN, quadra 702, Conjunto P, Edifício Rádio Center - Salas 3139/3140, SRTVN bloco B Asa Norte, DF, 70719-900

Horário de funcionamento: 13h-19h

Telefone: (61) 3328-5509

E-mail: cress8@cressdf.org.br

Acesso à informação
CRESS - DF - Facebook CRESS - DF - Instagram CRESS - DF - Whatsapp