CRESS - DF > 28º Encontro Descentralizado e XVIII Fórum das COFIs
28º Encontro Descentralizado e XVIII Fórum das COFIs

09/08/2024

Eventos Reúnem Representantes de Conselhos Regionais em Brasília-DF

Entre os dias 18 e 21 de julho, ocorreram em Brasília, DF, o 28º Encontro Descentralizado e o XVIII Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs). Os eventos contaram com a participação de representantes das gestões dos Conselhos Regionais do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Conselho Federal (CFESS).

O XVIII Fórum das COFIs, realizado no dia 18 de julho, promoveu o compartilhamento de experiências e práticas entre os participantes sobre aspectos relacionados à valorização profissional, fiscalização, formação, orientação e qualificação profissional. As discussões também abordaram os desafios atuais enfrentados por assistentes sociais no exercício profissional, com foco no Centro-oeste,  e o papel das COFIs nesse contexto.

Os trabalhos e os debates que ocorreram durante o Encontro Descentralizado, realizado entre os dias 19 e 21 de julho, proporcionaram debates e trocas  importantes entre os conselhos sobre eixos temáticos centrais para o conjunto, como justiça social, direitos humanos, comunicação e participação social. As discussões também abordaram aspectos conjunturais e especificidades da região Centro-Oeste e como afetam diretamente as condições de trabalho dos assistentes sociais e a atuação das gestões.

(Foto: ASCOM/CRESS-DF)

Hayeska Costa, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), comentou sobre a importância desses espaços para que os profissionais conheçam o contexto e a realidade de atuação dos Conselhos. “Foi muito interessante perceber as ações realizadas pelos CRESS, mas também entender os motivos que muitas vezes desembocam no planejamento de uma ação que, às vezes, não chega a se materializar. Entender o porquê, entender esses motivos, é muito importante, inclusive para não recair naquela visão de culpabilizar o CRESS por não realizar determinados eventos, ou mesmo por entender que entre o planejamento e a ação é preciso uma série de mediações,” comentou Hayeska.

Karina Figueiredo, presidenta do CRESS/DF, destacou a relevância das iniciativas para o fortalecimento dos conselhos da região, especialmente no alinhamento das estratégias voltadas para o fortalecimento da categoria e a afirmação do projeto ético-político do conjunto. “O Encontro Descentralizado deste ano tem como foco central o monitoramento das ações do conjunto CFESS/CRESS, o que contribuiu muito para que fosse possível realizar um balanço das ações realizadas e dos desafios que os Cress da Região enfrentam para garantir que o planejamento seja viabilizado.” afirmou Karina.

Os eventos realizados em Brasília reafirmam a importância da união e do diálogo entre os Conselhos Regionais e o CFESS, fortalecendo as bases para um trabalho mais eficaz e colaborativo. Os encontros subsidiarão as discussões que ocorrerão no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que será realizado em setembro, em Belo Horizonte – MG.

……………………